Tempo de Solidão

"Tempo de solidão, tempo de exílio."

terça-feira, novembro 09, 2004

Als das kind kind war


"Quando a criança era criança
Era tempo para estas perguntas:
Porque sou eu eu e não tu?
Porque estou aqui, e não ali?
Quando começou o tempo, e onde termina o espaço?
Não será a vida sob o sol apenas um sonho?
Não será aquilo que eu vejo, oiço e cheiro
apenas a ilusão de um mundo anterior ao mundo?
O mal existe realmente,
e há pessoas que são realmente más?

Como pode ser que eu, que sou eu,
não existisse antes de me tornar eu
e que um dia
aquele que sou eu
vá deixar de ser aquele que eu sou?"



Ontem revi "As Asas do Desejo", o maior dos filmes de Wim Wenders. Vê-lo é uma experiência que nunca se repete. Foi também a primeira vez que consegui desligar as legendas e deixar-me invadir pela interpretação atenta do liricismo emprestado de Peter Handke.

Senti o filme de forma mais autêntica, menos mediada. Certo será que ainda não domino a língua tão bem como gostaria e que alguns minúsculos sentidos poéticos ainda me escaparão. Nem interessa muito. Tenho as palavras dos anjos tão gravadas na minha memória que as poderia transcrever a qualquer altura, e a Canção da Infância é um dos poemas que recordo diariamente.

A beleza deste filme não é descritível. Há algo de muito comovente em todos aqueles anjos trágicos e nobres, pequeninas testemunhas de um Deus que criou um mundo e depois precisou de alguém que o presenciasse, venerasse, mas achou-se sem ninguém. Acompanham-me as frias ruas de Berlim, palpitantes de emoções abafadas e pensamentos envergonhados, o desejo de sentir mais, sempre mais, de viver e escutar o batimento de um coração apaixonado. Esfumam-se os cinzentos da eternidade e a percepção garrida dos que caíram e acordaram para o mundo, a busca pelo amor que faz até um ser imortal abandonar tudo e haurir uma eternidade.

Podia falar desta obra o dia inteiro. Se não o conhecem e não têm medo de se perder em doces devaneios existenciais, vão vê-lo, vão vê-lo já.

3 Comments:

At 8:11 da tarde, Blogger Anjo élico said...

É de facto muito rica a blogoesfera... não há tempo de solidão para além do teu, acompanhar-lo-ei.
Eis-me por cá a reboque do comentário deixado no cócegas a propósito dos anjos todos que habitam o impossível... Não só é um dos melhores filmes do Wim Wenders como é um dos mais poéticos de sempre de toda a história do cinema.
Obrigatório ver, sempre!

 
At 2:38 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Não costumo deixar comentários em blogues, mas desta vez não resisti!... Tenho que dizer que ao ler o teu post, era como se estivesse a ler as minhas próprias palavras: já revi as Asas do Desejo dezenas de vezes, mas há sempre algo de novo em cada uma delas... Não sei alemão, mas sei de cor a Canção da Infância e também a repito vezes e vezes sem conta...

 
At 1:36 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O verdadeiro amigo é aquele que te deixa ser quem realmente és. Um grande abraço a todos os anjos que sobrevoam o teu blogue.

 

Enviar um comentário

<< Home