Tempo de Solidão

"Tempo de solidão, tempo de exílio."

terça-feira, abril 06, 2004

Aceitar o fim

No outro dia, li um dos mais sinceros e tocantes textos de amor que já tive oportunidade de conhecer. Para grande infelicidade minha, não me consigo recordar onde o encontrei, não me lembro com exactidão da página onde o vi. Sei apenas que está por aí, algures no meio da vasta rede de informação em língua portuguesa. E recriá-lo, embora actividade tentadora, é um exercício de futilidade.

Apesar disso, o texto tem ecoado pela minha cabeça. Era o texto de um apaixonado que se despedia da sua amada, mas não com amargura ou mesmo grande tristeza. Era mais um au revoir do que um adieux, uma carta lindíssima onde ele exprimia o que de magnífico levava consigo desse seu amor, aparentemente agora terminado.

Duas coisas me chamaram a atenção. Ele ainda estava apaixonado, isso via-se em cada linha escrita, em cada palavra cuidadosamente urdida para transmitir todo o sentimento da paixão. Em segundo lugar, a sua despedida, feita em tom de maravilhosa ode que iludia o trágico, denotava certos traços de resignação que eu não apreendi imediatamente, mas que se revelaram de imensa força imagética quanto mais meditava neles.

A despedida era tão natural e tão ajustada ao seu tempo que se diria uma inevitabilidade, algo visto como um dado e para o qual preparações já tinham sido feitas. Chegado o momento, tudo era uma formalidade, um procedimento. Não invalidava isso qualquer manifestação de sentimento amoroso; como eu disse, ele estava presente em todas as palavras. Contudo, não era desespero que se lia, raiva ou frustração. Eram as palavras de um apaixonado que aceitava que o seu amor tivesse chegado ao fim, e que reconhecia num adeus doce e suave a melhor forma de se desvanecer. Um texto realmente lindíssimo.

Por que razão pois, me ficou tão singular ode no espírito? Talvez por estar muito bem escrita, sem grandes floreados, sem preocupações de estilo ou beleza. Era sincera na sua simplicidade, e por isso mesmo, severamente mais tocante que muitas odes ou poemas elaborados por poetas ou outros escritores. E para mais, era um texto encantadoramente epicurista-triste, algo que sempre me fascinou enormemente.

Se Ricardo Reis escrevesse prosa e estivesse apaixonado, o efeito que as suas palavras teriam não seria inteiramente diferente do que aquele texto me conseguiu transmitir. Vejamos em tudo isto uma boa lição, se tal se impuser. Aceitemos. Esperemos. Aprendamos a colher os frutos. Saibamos largar as coisas.

“Como se cada beijo
Fora de despedida,
Minha Cloé, beijemo-nos,
amando.”

Já tive o meu tempo. Agora é altura de aceitar a despedida.

3 Comments:

At 9:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

" Quão duro é matar algo que insistimos em amar."

Adorei o texto! Obrigada.

 
At 2:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Li seu texto hoje, e sei como é difícil, aceitar o fim de uma amor, mais difícil ainda falar as palavras certas, para se despedir de alguém que você ainda ama, mas que essa pessoa não te ama mais, sem parecer amargurado, triste e até revoltado. Tem 2 meses, que tento procurar as palavras certas, o momento certo, mas infelizmente ainda não consegui, ainda me doí muito o fato de saber que não mais terei aquele carinho no olhar, aquele sorriso, que me deixa com o coração aquecido, e me fazia feliz.

 
At 12:26 da tarde, Anonymous sozinhoo said...

Ontem me.aconteceu um fato decisivo (dessa vez.acredito sinceramente ) e hj coloquei no google aceitar o fim e.vim parar.aki. O que aconteceu ontem eu vou dizer mas antes a minha historia resumida. Namorei por 3 anos. E estou separado a 11 meses ainda a amo mas.ela nao me ama mais ela eh a minha referencia do que eh o amor.ja acordei gritando chorando com o coraçao a milhao ja imagreci ja usei drogas ja procurei ela em.outros corpos ja transei sem preservativo pra ver se parecia como era con ela ja fui humilhado ja chegeui no fundo do poço mas td sozinho ela soh sabe da metade a outra eu escondi. Eu nao falo con ela a meses e ontem resolvi criar coragem e mandei uma sms na amizade queria ser amigo dela pq agora eu superei mto e to preparado pra uma amizade. Eu disse se vc.quiser aer minha amuga vc vai ter minha amizade e ela diase q isso nao existe e que o namorado dela nao ia gostar e me disse nao puxa mais assunto por favor. Se quiser falar com meua pais fale mas soh c om eles comigo nao espero que me entenda. E eu disse eu compreendo Glaucia vai com Deus seja feliz obrigado por td me deaculpe poer td eu aceito isso. Adeus.

 

Enviar um comentário

<< Home